quinta-feira, 23 de junho de 2011

Amsterda – cidade do oba-oba ou é isso que se imagina!?



- apenas um pouco da aventura aqui...

Chegamos numa nova cidade, Amsterdã.

Numa segunda a tarde, e estava tranqüila a movimentação pela “Centraal Station”.

Compramos os tickets para utilizar o transporte público e fomos pegar um tram (bonde) para a área de diversão onde o hotel se localizava. Descobri isso ao ser falada o nome da estação Leidseplein e complementar com a frase: “setor de diversão.”

Chegamos ao hotel após uma ajuda de um nativo que tinha um amigo brasileiro do Mato Grosso!! Acreditem! Brasileiro aqui é igual a formiga tem em todo lugar.

- O hotel -

Pequeno com cara aconchegante e de frente para um dos muitos canais de Amsterdã. Nota 7.

Ao conversar com a recepção sobre onde seria o quarto fui informado que seria no segundo andar. Perguntei sobre elevador e com a resposta negativa quase cancelei tudo. Respirei e segui adiante. Eu não quis conhecer a cidade? Então entre no clima!

Subimos com as malas uma escada estreita e íngreme. Acho que deve ter uns 45 graus de inclinação.



Mas nada que um banho e um passeio pela área da diversão não resolvessem este stress inicial.

- A cidade -

Ao caminhar pela praça principal próxima do hotel era claro ver muitos turistas brasileiros! e de outros países, mas o que me chamou atenção mesmo era o número de brasileiros.

A área de comida era uma rua “asian food”, outra com inúmeros restaurantes uruguaios e argentinos. Arriscamos um uruguaio e pra nossa surpresa encontrei uma versão de “Ribs on the Barbie” tão boa quanto a o Outback! Nota 10!

No dia seguinte o primeiro passeio. Fomos conhecer o Nemo um museu interativo de ciência e tecnologia! Com um café no último andar com vista panorâmica.



Os planos eram passear pela cidade e se localizar. E com a chuva que apareceu de repente isso ajudou. Entramos num tram e fomos para onde ele levou. E depois voltamos. O sol saiu depois deste passeio.

Caminhar sem direção, entrar pelas ruas estreitas, ser quase atropelado por uma bicicleta. E tentar entender alguma palavra em holandês são coisas normais por aqui. A probabilidade de ser atropelado por uma bicicleta é muito maior do que a por um carro ou tram.

A quantidade de bicicleta espalhada pela cidade é imensa. Na ferroviária central tem ate um prédio com 3 andares com apenas bicicletas!! É impressionante!

Pelas pontes, nas frentes das casas, nos postes, grades tem sempre uma bicicleta presa!

Passear pelo bairro da Luz Vermelha foi engraçado. Muito turista e nada de vitrine viva sem roupa!

Como o clima daqui é tudo ao mesmo tempo. Explico: tem sol, chuva, nubla, frio. Tudo normal!

O tempo firmou e pegamos um barco para passar pelos canais e passar pelos museus e pontes da cidade. Ótimo passeio e agradável, sem chuva! Descemos do barco e começou a chover.

Como temos o tempo a favor passear sem destino é o roteiro de todo dia.

Olha onde eu fui parar....



Resisti e não comprei nada... Mas isso foi pouco antes de eu entrar numa lojinha de coisas de casa... rsrs

Ver e analisar a arquitetura da cidade é instigante. As casas aqui na zona central são em sua maioria tudo geminadas. E com aparente desalinhamento delas chega a ser engraçado, por você não saber se você esta vendo errado ou se estão realmente inclinadas.

Aqui tem um bar chamado “Xtra-cold”, onde você paga e entra numa fria literalmente! (e tem uma experiência 4D). Entramos numa fria a -10 graus! Isso mesmo “minus TEN!”. Beber um drink em copo de gelo! E ver um filme em 3D com a simulação de uma nevasca com vento real!!! VALE a experiência! Muito legal tirando a parte de quase congelar os dedos o restante é altamente interessante.



Descobrimos, também aqui, que a cerveja Heineken é daqui! Tem um passeio pela fábrica que acabamos não fazendo. E fomos conhecer uma outra loja da Heineken onde ganharíamos um brinde surpresa - foi muito mais interessante! A loja super “style”. Moderna. Com roupas, acessórios, cd e claro Heineken para vender.

Depois de muito andar pela cidade. Localizei o símbolo que tanto procurava “I AM sterdam”! Tiramos várias fotos junto com um monte de turistas como eu.

Conheci também o “Geneve” da “Bols”, uma marca daqui de bebida destilada, onde em 1575 já era fabricada uma bebida de origem holandesa. Uma concorrente da Vodka, Gin, que eu tenho em minha memória. Excelente também a visita. Onde testamos nossos sentidos: olfato, paladar, visão, tato. No final da visita escolhemos 01 drink e 02 “shots” dos vários sabores que eles tem da bebida.



Últimos dias desta folia multicultural e multi-idioma aventura deste que vos escreve...

Nenhum comentário: