segunda-feira, 20 de junho de 2011

Praga – calor, boa comida e passeios agradáveis

Bela cidade. Pequena. Digamos uma quase Copacabana. Tem algo em torno de 01 milhão de habitantes.

Os tchecos são uma mistura de alemão com italiano. Podem achar que não tem nada a ver. Mas se você parar e ver com olhos críticos verá que não estou tão louco. Eles falam como alemães e agem como italianos. É uma mistura interessante.

Na viagem de avião conhecemos Zuzana, tcheca bela e loira, de olhos claros como a maioria das mulheres de Praga. E muito simpática. Deu dicas interessantes locais.

Fiquei perto do centro histórico o que valeu por estar perto de tudo que eu queria ver. E principalmente a ponte Carlos, que é a ponte mais famosa da cidade. Não tem nada demais além de muito turistas, artistas e um belo ponto para tirar fotos perto do castelo (que não pude conhecer).

Foram dois dias de muito calor e muita caminhada. Ainda bem que no café da manhã eu tirava a barriga da miséria. Mas nem precisava porque já estou com excesso de energia acumulado (hahaha).

Caminhar pelas ruas da cidade antiga é como andar num labirinto. Você acha que esta indo e na verdade está voltando. Você dobra a esquerda e sai num ponto a direta q vc passou pela manhã. Ou seja sempre é divertido! Vá e se perca. Só cuidado para não ser abordado pelos que ficam lhe oferecendo diversão adulta q dá um certo receio – mesmo sendo do Rio e acostumado com o movimento de cidade grande, Praga é uma cidade onde eu não tinha domínio algum do idioma e o que eles falassem era em tcheco e eu não sabia nada de nada.

Durante o dia os passeios foram ótimos. Agradáveis e inspiradores pelas inúmeras fotos. (mostro depois).

A noite foi também muito divertido. E tranqüilo apesar da insistência em oferecer diversão adulta. Descobri depois que Praga é também destino sexual.

Vamos falar do transporte público.

O transporte em Praga é muito bom como em outras capitais européias. Horários sempre são cumpridos. E bem sinalizados. Basta fazer uma correlação entre o amontoado de letras dos nomes das estações de metro e a direção que você quer ir. Entre no vagão quando abrir a porta e espere chegar na estação de seu interesse. Foi assim que fizemos. E deu sempre certo.

As estações estão sempre abertas. Você pode entrar sem pagar o ticket do metro. Não existem catracas. Civilidade e monitoramento. Errou. Tem multa e cadeia. E o ticket vale por tempo. Você escolhe o tempo de uso. E utiliza em qualquer transporte público. Pegamos apenas uma fiscalização. Nenhum incidente.

Bem deixa eu ir dormir para aproveitar aqui. Depois escrevo mais.

Nenhum comentário: