segunda-feira, 20 de junho de 2011

Praga – Greve e viagem de trem

Hoje será cronometrado....

Tudo estava indo tão perfeito que até é de se estranhar.

Hoje pela manha a programação era localizar a estação de trem de onde partiríamos para Berlin no dia seguinte.

Hora: 11h

Pegamos um “Tram” em direção a estação de trem. Tentamos descer na estação que tem o nome parecido com o que estava escrito no bilhete já comprado. E para nossa surpresa deu certo! Ponto para a intuição, mas ainda havia um porem, ou vários pois o dia estava só começando.

Hora: 11h20

Tudo estava em tcheco – óbvio meu caro Sr. Watson. Painéis de informação, anúncios as pessoas... Nos situamos e vimos que daria tempo para fazer o trajeto de “tram” mesmo com malas grandes.

Hora:11h30

Pegamos um metro para o segundo compromisso do dia, pegar uma mala de casacos de uma amiga que havia esquecido numa viagem passada.

Fomos direto para a estação, sei lá o nome que era onde o hotel se localizava. Fizemos as baldeações necessárias para chegar até lá, 02 no total.

No hotel deu tudo certo. E imaginei como alguém que mora no Rio de Janeiro, cidade maravilha, 40 graus, samba, suor e cerveja, possui casacos de fino trato, belos e formosos para o inverno alemão nenhum botar defeito?? Eu divago, ok..

Retornamos ao hotel onde estava hospedado com o ticket do metro já no prazo final, quase vencendo o horário de utilização. Foi sair da estação e chegamos os fiscais de ticket. Beleza pura!

Hora: 12h10

Na recepção do hotel perguntamos sobre o transporte para a Ferroviária e nos informaram que teria uma greve geral programada para amanhã, justo no dia da ida para Berlin. Nossa reserva acabaria amanhã e o hotel para os dias seguintes estava lotado.

ALERTA VERMELHO!

Como, assim Mr. Magoo? Greve? Isso não é planejado para ocorrer durante a passagem de turistas.

Momento de pânico! Nível 10!

Pegamos nossos tickets e voltamos para a ferroviária, para descobrir o que fazer? O que iria acontecer? Quais eram as possibilidades?

Hora: 13h30

Fomos direto para informações internacionais pois seria uma viagem internacional, Praga-Berlin.

Lá confirmaram a greve e que nenhum trem sairia de praga no dia seguinte. A situação não estava boa. E eu já estava começando a ficar alterado pelo mau atendimento feito. Eu tinha mostrado todos os 02 tickets e a reserva feita e o carinha olhou e com a cara mais deslavada disse: “você só tem as reservas, não os tickets.”

Olhei para ele respondi que ele tinha em mãos a reserva e os 02 tickets. Ele olhou novamente me disse que sabia ler. Olhei atravessado e respondi, OK! Peguei meus bilhetes e sai querendo o pescoço dele!

Hora: 13h40

Respirei e refleti: “O cara vai fazer greve amanhã, hoje ele não ta a fim de ajudar turistas perdidos” – continuo querendo o pescoço dele.

Meu amigo sugeriu de antecipar a viagem comprando uma nova passagem. Saímos hoje e vamos pra Berlin num trem hoje ainda.

Voltamos para o setor de informações internacionais e pegamos um outro atendente para não termos problemas.

Este nos informou os horários e as opções possíveis. Decidimos pegar o ultimo trem das 18h31. É os horários tem algum lógica, seja ela qual for a diferença de sair 18h30 ou 18h35. Não vou discutir sobre isso aqui agora.

Compramos os tickets novos e voltamos ao hotel para arrumar as malas, dar a última volta pela cidade, tomar um banho e fazer check out para ir para a ferroviária e agora pegar o trem em direção a segunda metade da viagem.

Hora: 14h40

O passeio final foi divertidíssimo.

O sol brilhou forte para vermos o Relógio astronômico funcionar, 15h.

Uma multidão na frente dos bares que dão vista para o relógio. É realmente indiscutível como turista gosta de certas coisas estranhas. Risos.

Aproveitamos e subimos a torre para ver a cidade do alto. Nota 10! Recomendo. Tirei varias boas fotos! Depois eu mostro.

Hora: 16h00

Voltamos para o hotel, tomamos banho, arrumamos o que faltava e tudo Ok.

Descemos para realizar o check out. Andamos para o ponto do tram e ficamos a esperar o nosso passar.

Hora: 16h40

Chegou e saímos correndo com as malas sendo puxadas, falando sorry pra todos pelo caminho. Conseguimos embarcar. Ufa.

Hora: 17h02

E o tram foi lotando. E lotando. E para nossa sorte na parada da ferroviária esvaziou e ainda recebi uma pequena ajuda para tirar a mala do tram.

Compramos um lanche para durante a viagem (duração de 5h00). Fizemos um lanche rápido para não iniciar a viagem sem fome.

Hora: 18h10

Já desesperados por não ter ainda a plataforma de embarque. As informações em tcheco. Um monte de gente estranha junto olhando para o painel que mostravam todos os trens que estavam saindo e chegando da ferroviária.

Hora: 18h20

Nada ainda de informações sobre nosso trem. Preocupados e tensos com a situação.

Hora: 18h25

É informado a plataforma! E sabe a corrida do boi, na Espanha? Todos, ou a maioria, sai em disparada para a plataforma 07, nossa plataforma. Eeee, nada de comemorar rápido.

Tínhamos que subir com as malas (escada rolante, ok). Achar o vagão correto do trem e os assentos.

Hora: 18h28

Depois de andar alguns metros encontramos nosso vagão. Bem na frente junto com a locomotiva. Olhei para trás e tinha é trem pra trás. Muito grande.

Entramos e sentamos em nossos locais. Cada cabine cabem 06 pessoas. isso se eu não tivesse uma mala gigante. (risadas)

Achei que não iria lotar e aproveitaríamos o espaço para deitar e descansar.

Ledo engano. Cabines lotadas.

Logo chegou uma família com 04 crianças pequenas. E a cabine virou uma festa. (risadas, podem rir. Eu ri também.) 5h com todos juntos!? Nope.

Hora: 18h31

O apito soou e o trem saiu. Agora era correr pro abraço. Ou melhor sentar e ler um livro. Atualizar o blog. Jogar palavra cruzada. Ou fazer nada.

Depois de quase 2h de viagem a família desceu numa das paradas e a paz voltou a cabine.

Descobrimos que já estávamos na Alemanha.

Agora era esperar chegar em Berlin.

Até uma outra viagem Praga.

Nenhum comentário: