quarta-feira, 22 de junho de 2011

Berlin – a viagem de trem

Chegou o dia da grande viagem de trem.

Seriam 7h por inúmeras cidades e uma troca de trem. Lembram que o numero de malas aumentou consideravelmente desde a saída de Londres.

A viagem começou exatamente no horário estimado, 10h20 de Berlin Hbf para Amsterdan.

Chegamos cedo para localizar plataforma de embarque, tomar café da manha e não perder o trem.

O café da manhã foi um sanduíche com um copo de “chafé”, era uma água suja que eles me falaram que era café. Antes eu tivesse pedido uma coca-cola.

Localizamos depois a plataforma e nos dirigimos a ela.

No meio do caminho tinha uma DD, Dunkin Donuts, não resisti e comprei três sonhos depois de comer uma baguete e o chafe.

Já na plataforma....

Enquanto aguardávamos nosso trem chegar as rosquinhas iam diminuindo de tamanho. Eu não entendia... rsrsrs.... papo de gordo! Até que acabaram todas elas e o trem estava pra chegar.

Reparei no silencio do ambiente.

Uma ferroviária gigantesca com inúmeros trens chegando e saindo. Gente por todos os lados, subindo e descendo escadas, elevadores, malas e mais malas e uma tranqüilidade que não parecia uma manhã de segunda-feira numa movimentada cidade.

O trem era um “expresso entre cidades” conhecido como ICE. Silencioso e moderno. Era quase um avião, pois estávamos sempre em alta velocidade – 250km.

A paisagem mudava rápido, como um flash! Era diversão pura a segunda viagem de trem pela Europa. Em trens melhores do que a viagem anterior.

Como estou na cidade do exato saímos extremamente no horário definido – 10h20 e chegamos 10h31 na primeira parada – Berlin–Spandau. Achei fantástico a cronometragem. Distancia percorrida: 11km. Ficamos parados 02 minutos. Tempo para sair, quem fica nessa estação e subir quem inicia a viagem. Nem mais, nem menos. Dois minutos são o que vc tem para sair do tem com todas as suas malas ou entrar com elas.

Próxima parada Hannover Hbf, 241 km a serem percorridos. Horário previsto de chegada, 12h28. Saída as 12h31. Chegamos e saímos no horário.
Próxima parada era na cidade de Bielefeld Hbf, que fica a 110km de Hannover, as 13h29. Chegamos um pouco atrasados, 13h30. O trem parou abriu as portas e as 13h33 já estava em movimento para a próxima parada, Hamm (Westf), a 67km.

Em Hamm chegamos as 13h57. Saímos as 13h59.

Próxima parada, Dortmun Hbf, 14h15. Saída as 14h17.

Já estava cansado de ficar no trem sem fazer nada. Ouvir música já não agradava. Ver a paisagem menos ainda. Queria chegar logo ao destino.

As 14h28 chegamos em Bochum Hbf e aquele super intervalo de tempo para sair e entrar no vagão com suas bagagens se repetiu. Dois minutos!

Íamos para a penúltima parada, Essen Hbf e nos preparamos para a operação tirar malas do vagão e não atrapalhar ninguém.

Para facilitar nossos assentos eram do lado oposto ao de saída! Super localizado! Sarcasmo nível 7.

Ao se aproximar da estação de Duisburg Hbf, 14h52, estávamos na porta como retirantes ou imigrantes ou alguém que carrega tudo que pode de uma vez só – O que nos incomodava menos era ver que outros turistas tinham tantas malas quanto nós. Quando avistávamos algum com menos refletíamos porque trouxemos uma mala tão grande?

Chegamos na estação e tudo deu certo. Sair do trem foi tranqüilo. E agora era localizar a próxima plataforma para embarque no trem que iria para Amsterdã.

Tínhamos até as 15h25 para achar a nova plataforma de embarque e chegar até ela, pois o trem sairia as 15h29.

As 15h17 passou um trem na mesma plataforma para uma outra cidade na Alemanha.

As 15h29 o trem ICE – international, chegou e abriu as portas.

Entramos com as malas no último vagão, numero 26, pois tínhamos visto no desenho do trem que seria o último. Erramos feio. Nosso vagão era o primeiro. E agora era a hora do stress! Passar por todo o trem com várias malas até o vagão numero 21, o primeiro.

Varias viagens dentro da viagem!

Depois de muitas idas e vindas dentro do trem chegamos ao vagão 21.

A viagem transcorreu tranqüila e calma. Conhecemos um lutados de Judô de Belém do Pará que veio para um campeonato em Frankfurt e estava perdido dentro do trem e ao ver uma bandeira ambulante, eu, pediu um auxilio para ver se estava no trem certo. Ele ia para Roterdã visitar algum conhecido e tinha que fazer uma conexão.

Já dentro do território holandês a paisagem era diferente. A arquitetura, os moinhos, símbolo do país, iam aparecendo com mais freqüência.

Chegamos em Amsterdã depois do horário previsto, 17h25, devido a algum problema que eu não consegui entender pois eles sempre falavam em alemão primeiro e depois em inglês (neste trem).

Um comentário:

Rafa disse...

foi inevitável me lembrar da minha viagem de trem pelo interior da inglaterra e olha que eu estava sem mala e não tinha lugar marcado no trem.. rsrsrs

desculpa, mas me acabei de rir aqui.. bjs