terça-feira, 21 de junho de 2011

Berlin

Berlin é uma cidade interessante. Cidade grande com cara de pequena.

Silenciosa. Não ouvi muito ruído andando pelas ruas ou nos transportes públicos. Exceção feita em alguns corredores das estações onde sempre tem alguém, algum projeto de artista que fica tocando algum instrumento. Ressalto aqui que não quero proibir a liberdade de expressão alemã ou de qualquer outra nacionalidade, mas acho chato em muitos casos. Apenas isso.

O metro também não tinha catracas. Nem seguranças monitorando quem entra ou sai das estações. Acho isso tão europeu.

Mas claro que vi muitas câmeras de vigilância. Inúmeras. Em todos os lugares. Dentro dos ônibus, metro, estações. Tudo é monitorado e sem chamar a atenção. Ponto para quem passou pelo que os alemãs passaram durante a segunda guerra e o nazismo.

Para se utilizar o transporte publico deve-se ter um ticket e validá-lo após a compra.

Este ticket deve ficar com você durante todo o período de vida útil correspondente ao tipo de ticket comprado. Por exemplo ticket de 1 viagem ou para o dia todo. Pois pode haver fiscalização em qualquer ponto da entrada e saída dos transportes. E não queria ter que explicar para um guarda alemão que você esqueceu de validar ou comprar o ticket para sua viagem. Isso não vai colar e ficará muito feio para um turista.

Pontos que chamo a atenção da cidade:

Portão de Branderburgo – Branderburg Tor
- muito belo e lindo a praça que fizeram mesmo apos este monumento ser quase destruído por bombardeios durante a guerra.

Schloss Charlottenburg
- belo castelo. Não tão suntuosos quanto os da França.

Checkpoint Charlie
- aqui é historia. O ponto onde era feita a vistoria, aprovação ou não da entrada e/ou saída da Alemanha Oriental para Ocidental e vice-versa.

Muro de Berlin
- histórico também. Este foi o único local onde tirei fotos e não sorri, em memória ao tempo do terror. Tem um belo memorial onde mantiveram uma parte real do muro onde fora construído para a divisão das Alemanhas.

Torre da TV
- Uma torre de 203m de altura onde se consegue se ter uma visão de 360 graus de Berlin. Ótimo passeio com sol!

Domo de Berlin
- este é fantástico. Recomendo muito a visita pelo seu interior. É uma igreja gigante. Com um Domo de 70m de diâmetro. Tem como subir até o domo e dar uma volta pelo lado de fora com uma bela visto dos arredores.

Komicher Oper
- opera moderna. Onde são apresentados Peças modernas. Vi “La Boheme” uma montagem moderna. E no dia seguinte via uma versão moderna do ballet “O mágico de Oz”. Muito interativo este ballet com vídeos e cenários lúdicos.

Kadewe
- a loja dos turistas. Rsrsrs. Uma Harrold ou Lafayetti. Recomendo ir também. Sempre bom conhecer.

Metro
- muito bom eficiente e limpo. Pega a cidade toda e esta conectado com outros transportes.

Liberdade do povo de ir e vir
- mostram sua individualidade pelos cabelos. Os alemãs curtem cortes desalinhados e coloridos. Vi muitos vermelhos, azuis, Pink.

Berlin Oriental X Ocidental
- diferença entre eles é que o lado ocidental é mais moderno mas tem tudo que o lado oriental. O lado oriental é como uma cidade pequena, com artistas, locais tranqüilos e simpáticos.

Nenhum comentário: