terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A vida de Truman, verdade ou mentira?

Hoje zapeando os canais da TV parei num canal que passava pela enésima vez o filme, "A vida de Truman", e claro que eu parei e vi de onde estava o filme refletindo toda e cada ação. E pensando se seria possível acontecer algo como no filme.

Sim, seria! Em minha opinião seria possível fazer um reality desde o nascimento e "conter" a pessoa desde seu nascimento até a idade adulta num imenso estúdio, com atores, figurantes, inúmeras câmaras ocultas e nós, de espectadores.

Hoje em dia temos a tecnologia, as micro câmeras, o dinheiro e o principal os telespectadores.

Ver o filme dá uma aflição, nervoso, tensão, apreensão e qualquer outra sensação de aperto no coração.

O sofrimento do personagem principal, já com seus 30 e tantos buscando algo que não era mais possível dele obter do diretor do programa.

A busca em compreender seu destino. O porquê de sua existência. Uma aventura. Viver sua vida com o livre arbitrio. E isso não era permitido para o programa de TV.

E é aí que o filme começa a ficar mais interessante. A personagem começa a perceber pequenos loops, repetição de atores em papéis diferentes, os erros dos técnicos dos estúdios.

Inicia então uma luta para entender o que acontece. O que pode fazer? Questiona sua própria vida. Tudo para realizar a tão sonhada viagem para Fiji. Que para nós, aqui do lado de fora, Fiji era Nova Iguaçu - RJ, Guará - DF, Itamaracá - PE, Boqueirão - PR, por exemplo ou qualquer outro bairro/cidade/município distante dentro ou fora do país, que não seja conhecido por nós.

E continuávamos vendo o desespero dele querer conhecer o novo e das artimanhas que o programa fazia para que não fosse realizado. Torcíamos por ele e para ele. Nunca pelo show.

A mudança na rotina da personagem principal causa um rebuliço no show, a anos no ar. Fazendo com que o diretor orquestrasse, sem sucesso,  que os atores próximos ao Truman conseguisse fazê-lo desistir desta loucura.

Passamos a ver o surrealismo das artimanhas e que todas acabam sem atingir o objeto.

Truman luta para realizar seu sonho em conhecer Fiji. Lutando contra tudo e todos. Arriscando a própria vida e dando o passo principal e necessário, o primeiro!

E após de conseguir "destruir" o cenário e quase morrer no lago. A personagem tem uma conversa com o Diretor, já desesperado e sem saída, vê que seus esforços não funcionaram e que o que a personagem continuava desejando era descobrir o mundo, seu próprio mundo pelo seu simples desejo.


Nenhum comentário: