segunda-feira, 16 de julho de 2012

Voltando as origens

Sabe quando um comentário atiça seus pensamentos e você se transporta para uma outra dimensão de tempo e espaço? Não?! Eu também não sei... Talvez já tenha passado por isso e ponto final.

Mas este post começou a ser pensado devido a um comentário real! Uma amiga leu o post anterior e escreveu dizendo algo como: "... porque voltamos as origens com o passar do tempo..."

Fiquei com este comentário martelando a minha cabeça e queria levantar uma discursão, reflexão ou seja lá o nome que for ou que você leitor queira dar...

Nascemos transgressores - Impactante falar isso! Talvez seja nossa natureza para evoluirmos. Talvez, sim, talvez não.

Penso que somos formados da mistura do melhor e do pior de nossos pais - Nada é perfeito. E nosso livre-arbítrio, educação, formação, amigos, família, sociedade nos conduz para um melhor aproveitamento dessa mistura inicial.

Em nossa caminhada (ciclo) pela vida nos ensinam e aprendemos a ser independente desde muito cedo. Andar, comer, beber, vestir sozinhos. Com a supervisão de nossos pais, avós, tios... Crescemos e queremos e buscamos novas experiências. Os mesmos que nos supervisionavam na etapa anterior são os que vão se preocupar, brigar e questionar nossos aprendizados e atitudes - certos que estão fazendo a coisa certa. E estão. Nós, como transgressores, enfrentamos e quebramos os elos das correntes que nos mantinham no conforto de nosso lar e buscamos mais conhecimentos agora em vôo solo.

Nesta etapa da vida temos a real noção de que não tínhamos noção de nada. Tudo é tão diferente. E nosso mundo se resume a papéis, relatórios, contas, dinheiro, algumas festas e só. É agora que inicia nossa reflexão e avaliação de tudo que nos foi ensinado e aprendido.

Olhamos para trás tentando buscar referências em tempos remotos para acalentar nossos pensamentos. Preencher lacunas existentes. E é aí que vejo onde inicia nosso "voltar as origens". Ver e associar situações de quando éramos pequenos e tirar de lá um novo ensinamento, uma nova leitura do aprendizado passado. Buscar no passado respostas para o presente e quem sabe o futuro. 

O passar do tempo,  é uma forma de ver o ciclo de crescimento pessoal. O conjunto de altos e baixos, erros e acertos, escolhas e abdicações é que podemos chamar de vida.


Nenhum comentário: