quinta-feira, 5 de julho de 2012

Porque gosto de ficar na cozinha?

Continuando a falar sobre minhas reflexões e pensamentos. Gosto da cozinha porque lembro de minha avó. Que sempre cozinhou para a família inteira.

Nunca reclamou de fazer comida para 6 pessoas e chegarem 15 comensais. Fazer comida as pressas para não faltar para ninguém.
Nunca achou ruim passar horas e horas na frente do fogão. Queimando os dedos. Cortando os dedos. "Escondida" na cozinha. Alimentando a família.

Sempre foi este o ofício dela: manter a casa organizada. E esta atividade consistia em acordar cedo para o preparo do café da manhã, prepara o almoço, o café da tarde e o jantar. Resumindo MUITO, essa foi a rotina de minha avó.

Desde de muito pequeno passava horas com minha avó. Ajudando no que podia. Correndo pela casa. Quebrando uma coisa ou outra... E sempre me lembro dessa época, eu e ela na cozinha.

Na cozinha era onde tudo acontecia. As conversas, os encontros, as risadas, a família reunida...

Dias chuvosos eram motivos para os famosos bolinhos de chuva. Comer até não aguentar mais na frente da TV vendo sessão da tarde.

Domingos? Também era dia de visitar meus avós. Acordar cedo ir para a igreja e depois almoçar com meus avós. Era a rotina da família: ver Programa Silvio Santos. Futebol pela televisão. E finalizar o dia vendo Fantástico. Passados muitos anos meus domingos ainda são assim com pequena variação. Mas a ida a meu avô continua firme e forte.

O Natal era época de muita fartura! Pernil assando por horas no forno. Um batalhão de gente na cozinha!! Um entra e sai de parente pelos cômodos da casa. Primos chegando. Rabanadas quentinhas saindo da frigideiras. Arroz de festa. Chester. Farofa. Frutas. Tudo para uma única noite.

Aniversários ou outra comemoração qualquer que inventassem que seria na casa de meus avós certamente minha avó estaria no fogão para manter o bem fazer e a boa comida para a família e amigos próximos ou nem tão próximos assim.

Sempre tive uma relação com a cozinha desde pequeno... E isso cresceu nos últimos anos. Somados a novos rstaurantes, novas comidas, experiências gastronômicas, estudos...


Um comentário:

@docarmoxavier disse...

e por que será que isso cresceu nos últimos anos? Será que vamos ficando mais velhos e vamos nos reaproximando daqueles que nos geraram?