segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dicas para aproveitar um pouco de NYC em curto espaço de tempo

New York é uma cidade interessante, agitada, barulhenta, apressada, quente, fria, individual, coletiva... Enfim tudo junto ao mesmo tempo! Cheia de vida e insanamente incrível.


Sempre tem algo acontecendo e correndo de um lado para outro, para cima ou para baixo.

Selecionei aqui um roteiro básico para quem nunca veio ou esta em sua primeira vez na terra do Tio Sam.

Dia 1 - Reconhecimento e tirando o jet leg
Depois de passar pelo estresse das 10 horas de vôo, imigração com perguntas nem sempre amigáveis e chegar até seu hotel/hostel e afins.

Tome um banho, coma algo e faça uma caminhada pelos quarteirões próximos para saber o que tem de interessante e onde tem comida próximo de onde vc esta hospedado.

Volte para o hotel e durma um pouco - se for cedo. Se já estiver escuro e tarde durma até o dia seguinte para recarregar as baterias, porque a partir do dia seguinte você só vai parar no dia de arrumar a ou as malas e ir para o aeroporto. É apenas um conselho mas muito válido.

Dia 2 - Metro mais conhecido como Subway
Tênis confortável, mochila sem muita coisa - apenas óculos escuros, mapa da cidade, guia, maquina fotográfica, casaco e garrafa de água. Roupas leves (verão). E um guarda chuva para emergência.

No metro Compre um passe válido para os dias que vc vai ficar na cidade. Tem para 7 ou 30 dias, a partir do dia de compra.

Peça o mapa do metro para facilitar seus caminhos por baixo da terra. É um mundo a parte. Para quem esta acostumado a 2 ou 4, 5 linhas de metro, aqui tem 7 linhas numeradas e mais inúmeras com letras que vão do ABC-RSW...

Mapa no site: http://www.mta.info/

O transporte público funciona. Com suas peculiaridades. Com o tempo você descobre os macetes de como ter uma excelente utilização.

O cartão serve tanto para o metro quanto para o ônibus. Então, se você comprou o de 7 dias, por exemplo, tem 7 dias ilimitados para usar tanto no metro quanto nos ônibus. Obs: cada passagem custa $2,25, unitário por viagem...

Utilize sempre o metro, minha opinião. Além de ser mais rápido para chegar onde vc quer, não tem tanto congestionamento.

Aqui também tem engarrafamentos. Porém não se comparam aos do Brasil.

Se perder no metro é algo tradicional e vc vai passar por isso. Seja a primeira vez usando o sistema ou a centésima.

As estações tem boa sinalização e várias, digo VÁRIAS saídas, para as ruas e avenidas próximas. Antes de entrar no vagão, aguarde quem vai sair. Não encare ninguém. Porque ninguém gosta que fique olhando... E você pode passar por uma situação embaraçosa.

Nas estações vira e mexe tem alguém tocando algum instrumento musical, cantando e passando o chapéu. A primeira vez é super gracinha a décima você quer que ele suma do seu campo de visão. (desculpe, não é para ofender ninguém, é apenas a minha opinião) Ok, foi um comentário forte?! Talvez. Mas sempre quando entro nas estações e ouço bossa nova! Fico admirado e acabo abrindo a carteira. E sim, aqui música brasileira faz muito sucesso!

Dica: a cidade é dividida um Uptown e Downtown. Resumindo apenas a ilha de Manhattan. East e West. Pense onde vc está e para onde quer ir. Localize a plataforma e se jogue na aventura!


Dias 3, 4, 5... - Pontos turísticos
Aqui é uma mistura em andar de metro e conhecer a cidade. Separei mas nem precisava. Básicos e tradicionais. Não fuja deles pois é quase ir a Roma e não ver o Papa, apesar deste ficar no Vaticano. Risos.

Dica: compre o CityPass - http://www.citypass.com/ É mais barato do que pagar separado as atracões e vc ainda não fica nas filas que são kilometricas. Além de ter outras benesses nas atracões incluídas.

Descobri a pouco tempo que os museus tem valor de entrada recomendado, o que significa que você pode pagar quanto quiser para ver a atracão. Sim, eles irão te olhar com olhar feio, reclamar mas turista quer economizar. Seja educado e já mostre que a entrada tem o valor recomendado. Vou fazer isso amanhã então depois passo informações corretas.

- Um roteiro off, para vc sair do tradicional -


Universidade de Columbia 
Conhecer um verdadeiro campus universitário norte americano. Fica na 116th Street linha 1. 

Catedral de St. John
A catedral não finalizada até hoje. Enorme, linda e com vitrais espetaculares! Recomendo para quem gosta. Fica próximo a universidade de Columbia.

Teatro Apollo
Onde os bambas do soul, Michael Jackson, Lionel Richie, Chaka Khan, cantaram, cantam e engrandecem a história da soul music. Fica na 125th Street. Dá para ir a pé basta ter disposição. 



Battery Park
Fica na ponta da ilha e é ótimo para caminhar e ver a estátua de longe antes de embarcar no barco que te leva para vê-lá de perto.

Ponte do Brooklyn
Vá de metro e volte andando pela ponte. Passeio imperdível!

Brooklyn Promenade
Um caminho bonito e agradável para caminhar a beira do rio East e vista para Manhattan - Wall Street.

High Line
Uma linha desativada de trem que transformaram em jardim. :) Recomendo é onde foi tirada a primeira foto do post.

Atravessar a 42th Street - Trip Advisor
Muito interessante e cansativo. Você começa o passeio pelo prédio das nações unidas, ONU. E termina no Circle Line, onde tem passeios de barco. E fica perto do porta aviões Interprise. Prepare as pernas, pés e mente.

Cansou? Pegue um ônibus! Você tem passe ilimitado!

Jardim botânico De New York - Bronx
Este é afastado do centro mas vale muito! Muito bonito e muito bem cuidado. A exposição atual é "o jardim de Monet", simplesmente FANTÁSTICO! Colorido, cuidado, nos mostra um réplica do jardim original que fica em Giverny, França.



Dia de shopping - chegamos onde todos os turistas apreciam.
Turista gosta mesmo é de gastar dinheiro!!! Comprar lembrancinhas para os amigos, parentes, afilhados e para quem mais estiver na lista.

Se você andou pelas lojas de grife na 5th Avenida e não encontrou nada a seu gosto. Corra para o Outlet mais conhecido em Manhattan, o Century 21. Neste, com certeza, você encontrará algo de seu gosto e sairá cheio de sacolas e pinta de turista! Hahahaha.

Eu sempre entro na loja com o mantra: "não vou comprar, apenas verei...". Não funciona, sempre encontramos algo que é de nosso gosto.




Outras fotos....

Broadway - Time Square



 Chrysler Building





Um comentário:

Rafa disse...

Belo post!
Tô quase me entendendo com a cidade (e ainda nem cheguei).
Ficarei em Upper West Side, próximo à Catedral de St. John e Columbia - farei o trajeto andando.
Meu roteiro será mega básico, visto o tempo que tenho.
Acho o citypass válido, mas não sei se pra mim será a melhor opção :)