quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia a dia na cozinha - Dia 01

2012 é um ano de mudanças.

Como muitos sabem estou de profissão nova - Cozinheiro. Sim, uma pequena mudança - risos.

Iniciei, oficialmente, nesta segunda, 11/06/2012, véspera dos Dias dos Namorados.

Tudo era novo: local de trabalho, uniforme, horário e atividade.

Meio perdido, como seria normal o início, já fui posto no fogo para aprender e produzir! "Quem está na chuva é pra se molhar".

Fui apresentado aos outros funcionários e já parti para a mesa de trabalho! 10kg de costelas de porco para cortar, temperar, fazer uma marinada e assar para o jantar. Isso era apenas 16h30.

Sufoco! Porque tinha muito mais a fazer e o tempo era curto. Eu tinha que aprender na prática e fazer o mais rápido possível e certo.

Preparar molhos, saber as receitas. Acertar o ponto das carnes, torradas, musseline, batatas assadas, risoto, linguini/talharim.

As 19h30 chegaram os primeiros clientes. E não pararam de chegar até as 23h!!! Várias mesas em revezamento de pratos e clientes! Sucesso! E digamos sufoco na cozinha! Foram mais de 80 pratos/sobremesas em 4h e em plena segunda-feira!

Os pedidos vinham nas mãos dos garçons e "cantados" para serem montados e liberados para o salão.

Ordenar a loucura da cozinha não é nada fácil! Acertar o timing da equipe da cozinha. Gritos, cara feia, brincadeiras e muita parceria. Assim é meu novo dia a dia. Diferente do anterior? Em nada!

No fim da noite. Todos cansados mas com o sorriso no rosto de dever cumprido!

Agora era a hora de iniciar a segunda etapa da cozinha: Limpar para o dia seguinte. Muita louça para lavar, panelas, chão, fogão, paredes, lixo para lixeira, etiquetar e guardar as comidas. Tudo finalizado as 1h da matina!!! Fechar restaurante, chegar em casa, tomar banho, lavar o uniforme, Ufa! Dormir? Lá para as 2h/3h.

...

Limpar, lavar, separar, picar, arrumar, receber os pedidos, montar e liberar os pratos, correr contra o tempo, corrigir falhas... Esse foi um resumo da noite.

Já deitado na cama e refletindo sobre a noite, foi uma noite e tanto! Pernas para o alto porque depois de 7h em pé e muitos estresses, subir e descer escada, ir e vir pela cozinha, não é mole não!!!!

Amanhã, ops! Hoje será mais agitado ainda! O "Dia dos Namorados" é dia especial e dia de menu especial. E na cozinha tudo começa muito antes do cliente chegar no restaurante com sua reserva ou aguardar na fila de espera para seu jantar especial!

A noite promete! Aguardem!


3 comentários:

Bianatriz disse...

Que legal Erick!!!
Amei a nova fase de correria!!! rs
Bjs, Bianatriz!

planejandoaviagem disse...

Oi Erick adorei!!! To super curiosa para saber mais detalhes. Só me diz uma coisa antes, por onde andas? Qual restaurante? Bjs

Erick Silveira disse...

Obrigado minhas amigas!
Estou trabalhando no Restaurante Nossa Cozinha - CLN 402 bloco C loja 60 (virada para a residencial)
Venham me visitar! :)