domingo, 14 de junho de 2009

Ensaio sobre a cegueira

Será que somos cegos?

Tenho me perguntado isso a todo momento após ver o filme baseado no consagrado livro de José Saramago.

Nele é mostrado um mundo onde todos são cegos e tentam sobreviver e coexistir uns com os outros num “hospital” desativado. Porém a população dentro deste mundo reduzido formam o que chamo de sociedade primária. Todos são participantes e se ajudam mutuamente para o bem comum.

Com o passar do tempo. Alguns se rebelam e fazem da força a palavra de ordem. Neste momento a ordem que existia é desfeita e gera o caos.

E este caos gerado leva a revolta de quem não aceita esta “nova ordem” social.

Gerando a grande revolta neste pequeno mundo.

A única pessoa que não cega mas estava “cega” por decisão própria mostra o lado animal do ser humano aniquilando com suas próprias mãos o mentor da “nova ordem” social. E todos que pensavam como ela se uniram e acabaram com o caos instaurado.

(...)

Porque fechamos nossos olhos para a realidade?

Porque aceitamos as atitudes erradas?

Porque não cobramos atitudes corretas?

Devemos ter consciência de que a soma da falta de BOAS ATITUDES é o resultado que temos hoje no Brasil. Meu país que tanto amo.

Sou brasileiro e já passei por momentos onde pensei que morar no exterior seria a solução dos problemas. Não é. Mas está muito difícil de acreditar...

A violência a que somos submetido diariamente, de minuto a minuto, hora em hora não é saudável para ninguém. Ninguém merece passar por isso 24 horas do dia.

Exemplos de violência: Falta de ônibus, de médicos nos hospitais, transportes públicos lotados, corrupção e falta de ética na política;

Esta “guerrilha” em que vivenciamos nas grandes cidades do país. Exibidas diretamente em nossos aparelhos de TV 24 horas por dia. Sem a menor parcimônia.

Pagamos nossos impostos em dia.

O Governo arrecada uma soma considerada de dinheiro e não consegue fazer com que esse dinheiro produza riquezas como: saúde, estrada, assistência social, EDUCAÇÃO!!!

Corrupção? Má administração? Falta de atitude? Tudo isso junto?

A resposta pode ser tudo isso mas é mais simples e difícil de aplicar de uma hora para outra.

Deve existir um trabalho fortemente arraigado na educação (em todos os níveis) da população, bons exemplos na política, na justiça e uma atuação mais próxima da própria população na política, exigindo seus direitos e exercendo seus deveres.

Ver exemplos de outros países e aplicar o melhor em nosso Brasil.

Talvez assim com uma base mais consistente nosso Brasil possa vir a ser o país de nossos sonhos realmente.

Hoje ele é um sonho. Infelizmente não real. Uma tristeza dizer isto.



Nenhum comentário: