sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Chapada dos Veadeiros - GO

Amigos,

O Local: Fantástico. Com ar exotérico - pra quem gosta.
Grande contato com a natureza e muita, mas muita paisagem bonita.


O Cenário: Paradisíaco. Um dos lugares mais bonito que já fui. (Bem depois de Olinda-PE por que praia é praia e somado ao melhor carnaval então tem como ser diferente).


O Caminho: Rodovia bem pavimentada, tranquila. De um lado o visual diferente do cerrado brasileiro. Estrada reta como nos filmes onde desaparecem no horizonte. As vezes montanhas ao lado e mais planície pela frente.

O Passeio: Caminhada pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. (OBRIGATORIO). Tem duas trilhas, a fácil - Canion, e a difícil - para os Saltos 1 e 2.
Escolhi a segunda por ingenuidade. Início da trilha tudo muito tranquilo. Guia explicando os benefícios medicinais de algumas plantas, contando historias do povoado e de como surgiu... Depois de muito caminhar encontramos a primeira queda d'água - Salto 2. Lindo o visual estávamos vendo duas quedas de 120m. Várias fotos e um pouco de descanso.
Partimos para a próxima parada - Salto 1. Mais 20 minutos caminhando por trilhas. Ao chegar estamos diante de um lago formado embaixo da cachoeira. Pausa para banho e mais fotos.
Água límpida. Um espetáculo. FRIA!!! Peixinhos na beirada.
Após 01 hora de descanso, banho de rio e contemplação levantamos acampamento e partimos para a próxima parada. Um outro reservatório com pequenas quedas d'águas e piscinas naturais.
Foi pesado retornar ao início. 01 hora de caminha por trilhas e em plano inclinado. Voltar foi muito mais cansativo do que ir. Sem contar o cansaço da ida e do banho de rio.
Duração da total caminhada: das 11h as 16h.
À noite sem condições para sair. Força apenas para tomar banho, comer e dormir.



Dia seguinte
Café da manhã reforçado e novo roteiro: Vale da Lua + Cachoeira
O caminho é tranquilo para chegar. Estacionamos o carro e demos início a mais uma caminhada. Esta é bem mais tranquila. O local é muito bonito e devido a erosao da agua nas pedras locais lembra a superfície lunar. Por isso o nome Vale da Lua.
Água límpida, transparente e MUITO MAIS FRIA!!!!
Depois de tirar muita foto e tostar no sol tomei coragem para entrar e valeu a pena pois não saí até a hora de ir embora.

Nenhum comentário: