sábado, 23 de junho de 2012

Repensando o futuro

Esta nova fase de se "redefinir" é algo novo para mim.

Pensar no futuro de forma totalmente diferente de quando estamos com 17/18 anos. Auge da adolescência, festas, porres, brigas, sorrisos e muitos amigos. E um mundo de opções, caminhos e decisões a fazer, que definirão seus próximos passos.

Definir ou decidir seguir uma outra carreira no meio do caminho é uma atitude insana? Louca? Não! Nada disso! Mudar é preciso. E é assim que crescemos. 


Pedras pelo caminho serão encontradas. Devemos aprender com elas e continuar a caminhar. É difícil, muito difícil. Dá vontade de desistir e voltar a sua vida anterior, onde você já conhece e sabe como funciona.

Mudar dói!

Durante nosso caminho profissional mudamos de opinião, erramos, acertamos, testamos, crescemos. Isso tudo é parte da vida adulta.


Uma nova carreira é começar tudo do zero. Tudo que vc fez de bom no passado fica no passado e agrega em sua bagagem profissional.


Temos que nos dar um tempo para brotar. Mostrar resultados pode ser que leve algum tempo. A pressão, cobrança, as atividades a serem realizadas são diferentes.


É como se fosse um novo namoro. Você está iniciando um novo relacionamento. Tudo é novo. Um terreno desconhecido.


Vamos em frente. Um passo por vez.


Importante é não desistir. Dar o seu melhor. Para colher o fruto no futuro.

















segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia a dia na cozinha - a semana

Retomando.

Depois da noite do Dia dos Namorados as noites seguintes foram tão movimentadas quanto o dia especial.

Pratos subindo cheios e voltando vazios - bom sinal. Cliente satisfeitos e recomendando e retornando.

Muita ralação na cozinha para que saia tudo perfeito para o cliente. E muito aprendizado porque todo dia tem algo novo para aprender.

Vamos descansar porque já já começa tudo de novo! Porque a cozinha não para.

Este post é pequeno pois o sono chegou...

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dia a dia na cozinha - Dia 02 - Dia dos Namorados

Obrigado pelos comentários deixados no post anterior. E pelas várias visitas que o blog teve!

Dia 02 - um sufoco no início e um sucesso no final

Menu especial. Decoração romântica. Brigada da cozinha reforçada e muito a fazer!

- http://nossacozinhabsb.blogspot.com.br/p/jantar-dos-namorados-junho2012.html - Blog do Restaurante

Organizar o espaço para preparação e montagem dos pratos foi pesado. Eram apenas 16h e tudo deveria estar pronto as 18h-19h.

O jantar prometia. Menu fechado para o casal de namorados com 04 pratos - 02 entradas, prato principal e 02 sobremesas a escolher.

Eu, novato na cozinha, meio perdido - algo normal para o segundo dia de trabalho. A preocupação minha era com meu rendimento e quais atividades que eu seria responsável durante a noite.

Iniciamos as preparações dos pratos. Lavar, descascar, processar as mandioquinhas - batata baroa. Foram quase 07kg! Imagine o trabalho!? Cortar quadrados de queijo brie, linguiça calabresa. Ralar parmesão. Desfiar 03 patos. Preparar a base para o risoto. Empanar os camarões. Defumar os camarões da amouse. Cozinhar os conchigliones. Picar alcachofras para recheio da massa. Preparar os morangos para as sobremesas (4kg). Ufa!!

O chef dividiu a equipe e fiquei responsável com a montagem e liberação das entradas.

As 19h30 a cozinha abriu e em 20 minutos todas as mesas estavam ocupadas!

L-O-U-C-U-R-A  T-O-T-A-L

Mau a cozinha abriu e ficamos atolados com as comandas descendo para a cozinha.

Ninguém quer ver cliente reclamando na demora de seu pedido. Ainda mais no dia dos namorados.

Tínhamos que liberar as amouses (entradinhas) a toque de caixa! E eu, novato, na correria para montar prato, confirmar número da mesa, liberar para o salão. E tudo isso não deveria demorar mais do que 3 minutos.

Demorei um pouco para pegar o jeito, mas depois da quinta entrada liberada, uma chamada do chef, a montagem das amouses, entrou em ordem. Logo após deveriam ser montados o creme de mandioquinha com brie e torradinhas, liberadas assim que voltassem os amouses.

O estresse estava altíssimo e os pratos saindo para o salão como se fossem de uma fábrica de delícias, correria total.

Cozinha a todo vapor. Todos na cozinha comprometidos e antenados com os pedidos que vinham do salão.

O serviço só acalmou após as 23h50, quando desceu o último pedido. Respiramos fundo e com o rosto de exaustão festejamos o "encerramento". Foram 60 casais na noite... 120 pessoas. 480 pratos.

Precisávamos de um break - 5 minutos.

E partimos para a tarefa seguinte: limpar a cozinha, pratos, chão, paredes, bancadas, embalar e etiquetar as comidas, armazenar, fechar o restaurante e ir pra casa. Literalmente nesta ordem!


A última sobremesa subiu para o salão as 0h10.

Clientes satisfeitos e com sorrisos no rosto. Felizes com a boa comida e agradável noite. foram para suas casas com uma lembrancinha romântica.

...


Pés em frangalhos. Banho relaxante. Massagem e alongamento para descansar... Olhei para o relógio e já eram 3 da matina.

Fim do expediente.




quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia a dia na cozinha - Dia 01

2012 é um ano de mudanças.

Como muitos sabem estou de profissão nova - Cozinheiro. Sim, uma pequena mudança - risos.

Iniciei, oficialmente, nesta segunda, 11/06/2012, véspera dos Dias dos Namorados.

Tudo era novo: local de trabalho, uniforme, horário e atividade.

Meio perdido, como seria normal o início, já fui posto no fogo para aprender e produzir! "Quem está na chuva é pra se molhar".

Fui apresentado aos outros funcionários e já parti para a mesa de trabalho! 10kg de costelas de porco para cortar, temperar, fazer uma marinada e assar para o jantar. Isso era apenas 16h30.

Sufoco! Porque tinha muito mais a fazer e o tempo era curto. Eu tinha que aprender na prática e fazer o mais rápido possível e certo.

Preparar molhos, saber as receitas. Acertar o ponto das carnes, torradas, musseline, batatas assadas, risoto, linguini/talharim.

As 19h30 chegaram os primeiros clientes. E não pararam de chegar até as 23h!!! Várias mesas em revezamento de pratos e clientes! Sucesso! E digamos sufoco na cozinha! Foram mais de 80 pratos/sobremesas em 4h e em plena segunda-feira!

Os pedidos vinham nas mãos dos garçons e "cantados" para serem montados e liberados para o salão.

Ordenar a loucura da cozinha não é nada fácil! Acertar o timing da equipe da cozinha. Gritos, cara feia, brincadeiras e muita parceria. Assim é meu novo dia a dia. Diferente do anterior? Em nada!

No fim da noite. Todos cansados mas com o sorriso no rosto de dever cumprido!

Agora era a hora de iniciar a segunda etapa da cozinha: Limpar para o dia seguinte. Muita louça para lavar, panelas, chão, fogão, paredes, lixo para lixeira, etiquetar e guardar as comidas. Tudo finalizado as 1h da matina!!! Fechar restaurante, chegar em casa, tomar banho, lavar o uniforme, Ufa! Dormir? Lá para as 2h/3h.

...

Limpar, lavar, separar, picar, arrumar, receber os pedidos, montar e liberar os pratos, correr contra o tempo, corrigir falhas... Esse foi um resumo da noite.

Já deitado na cama e refletindo sobre a noite, foi uma noite e tanto! Pernas para o alto porque depois de 7h em pé e muitos estresses, subir e descer escada, ir e vir pela cozinha, não é mole não!!!!

Amanhã, ops! Hoje será mais agitado ainda! O "Dia dos Namorados" é dia especial e dia de menu especial. E na cozinha tudo começa muito antes do cliente chegar no restaurante com sua reserva ou aguardar na fila de espera para seu jantar especial!

A noite promete! Aguardem!


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dicas para aproveitar um pouco de NYC em curto espaço de tempo

New York é uma cidade interessante, agitada, barulhenta, apressada, quente, fria, individual, coletiva... Enfim tudo junto ao mesmo tempo! Cheia de vida e insanamente incrível.


Sempre tem algo acontecendo e correndo de um lado para outro, para cima ou para baixo.

Selecionei aqui um roteiro básico para quem nunca veio ou esta em sua primeira vez na terra do Tio Sam.

Dia 1 - Reconhecimento e tirando o jet leg
Depois de passar pelo estresse das 10 horas de vôo, imigração com perguntas nem sempre amigáveis e chegar até seu hotel/hostel e afins.

Tome um banho, coma algo e faça uma caminhada pelos quarteirões próximos para saber o que tem de interessante e onde tem comida próximo de onde vc esta hospedado.

Volte para o hotel e durma um pouco - se for cedo. Se já estiver escuro e tarde durma até o dia seguinte para recarregar as baterias, porque a partir do dia seguinte você só vai parar no dia de arrumar a ou as malas e ir para o aeroporto. É apenas um conselho mas muito válido.

Dia 2 - Metro mais conhecido como Subway
Tênis confortável, mochila sem muita coisa - apenas óculos escuros, mapa da cidade, guia, maquina fotográfica, casaco e garrafa de água. Roupas leves (verão). E um guarda chuva para emergência.

No metro Compre um passe válido para os dias que vc vai ficar na cidade. Tem para 7 ou 30 dias, a partir do dia de compra.

Peça o mapa do metro para facilitar seus caminhos por baixo da terra. É um mundo a parte. Para quem esta acostumado a 2 ou 4, 5 linhas de metro, aqui tem 7 linhas numeradas e mais inúmeras com letras que vão do ABC-RSW...

Mapa no site: http://www.mta.info/

O transporte público funciona. Com suas peculiaridades. Com o tempo você descobre os macetes de como ter uma excelente utilização.

O cartão serve tanto para o metro quanto para o ônibus. Então, se você comprou o de 7 dias, por exemplo, tem 7 dias ilimitados para usar tanto no metro quanto nos ônibus. Obs: cada passagem custa $2,25, unitário por viagem...

Utilize sempre o metro, minha opinião. Além de ser mais rápido para chegar onde vc quer, não tem tanto congestionamento.

Aqui também tem engarrafamentos. Porém não se comparam aos do Brasil.

Se perder no metro é algo tradicional e vc vai passar por isso. Seja a primeira vez usando o sistema ou a centésima.

As estações tem boa sinalização e várias, digo VÁRIAS saídas, para as ruas e avenidas próximas. Antes de entrar no vagão, aguarde quem vai sair. Não encare ninguém. Porque ninguém gosta que fique olhando... E você pode passar por uma situação embaraçosa.

Nas estações vira e mexe tem alguém tocando algum instrumento musical, cantando e passando o chapéu. A primeira vez é super gracinha a décima você quer que ele suma do seu campo de visão. (desculpe, não é para ofender ninguém, é apenas a minha opinião) Ok, foi um comentário forte?! Talvez. Mas sempre quando entro nas estações e ouço bossa nova! Fico admirado e acabo abrindo a carteira. E sim, aqui música brasileira faz muito sucesso!

Dica: a cidade é dividida um Uptown e Downtown. Resumindo apenas a ilha de Manhattan. East e West. Pense onde vc está e para onde quer ir. Localize a plataforma e se jogue na aventura!


Dias 3, 4, 5... - Pontos turísticos
Aqui é uma mistura em andar de metro e conhecer a cidade. Separei mas nem precisava. Básicos e tradicionais. Não fuja deles pois é quase ir a Roma e não ver o Papa, apesar deste ficar no Vaticano. Risos.

Dica: compre o CityPass - http://www.citypass.com/ É mais barato do que pagar separado as atracões e vc ainda não fica nas filas que são kilometricas. Além de ter outras benesses nas atracões incluídas.

Descobri a pouco tempo que os museus tem valor de entrada recomendado, o que significa que você pode pagar quanto quiser para ver a atracão. Sim, eles irão te olhar com olhar feio, reclamar mas turista quer economizar. Seja educado e já mostre que a entrada tem o valor recomendado. Vou fazer isso amanhã então depois passo informações corretas.

- Um roteiro off, para vc sair do tradicional -


Universidade de Columbia 
Conhecer um verdadeiro campus universitário norte americano. Fica na 116th Street linha 1. 

Catedral de St. John
A catedral não finalizada até hoje. Enorme, linda e com vitrais espetaculares! Recomendo para quem gosta. Fica próximo a universidade de Columbia.

Teatro Apollo
Onde os bambas do soul, Michael Jackson, Lionel Richie, Chaka Khan, cantaram, cantam e engrandecem a história da soul music. Fica na 125th Street. Dá para ir a pé basta ter disposição. 



Battery Park
Fica na ponta da ilha e é ótimo para caminhar e ver a estátua de longe antes de embarcar no barco que te leva para vê-lá de perto.

Ponte do Brooklyn
Vá de metro e volte andando pela ponte. Passeio imperdível!

Brooklyn Promenade
Um caminho bonito e agradável para caminhar a beira do rio East e vista para Manhattan - Wall Street.

High Line
Uma linha desativada de trem que transformaram em jardim. :) Recomendo é onde foi tirada a primeira foto do post.

Atravessar a 42th Street - Trip Advisor
Muito interessante e cansativo. Você começa o passeio pelo prédio das nações unidas, ONU. E termina no Circle Line, onde tem passeios de barco. E fica perto do porta aviões Interprise. Prepare as pernas, pés e mente.

Cansou? Pegue um ônibus! Você tem passe ilimitado!

Jardim botânico De New York - Bronx
Este é afastado do centro mas vale muito! Muito bonito e muito bem cuidado. A exposição atual é "o jardim de Monet", simplesmente FANTÁSTICO! Colorido, cuidado, nos mostra um réplica do jardim original que fica em Giverny, França.



Dia de shopping - chegamos onde todos os turistas apreciam.
Turista gosta mesmo é de gastar dinheiro!!! Comprar lembrancinhas para os amigos, parentes, afilhados e para quem mais estiver na lista.

Se você andou pelas lojas de grife na 5th Avenida e não encontrou nada a seu gosto. Corra para o Outlet mais conhecido em Manhattan, o Century 21. Neste, com certeza, você encontrará algo de seu gosto e sairá cheio de sacolas e pinta de turista! Hahahaha.

Eu sempre entro na loja com o mantra: "não vou comprar, apenas verei...". Não funciona, sempre encontramos algo que é de nosso gosto.




Outras fotos....

Broadway - Time Square



 Chrysler Building